Às vezes é preciso dar um passo para trás

October 19, 2017

Só quem tem a grandeza de dar um passo para trás momentaneamente tem a chance de saltar quilômetros mais adiante. Não é fácil reconhecer, muito menos admitir, a necessidade de dar um passo para trás, fazer uma pausa e recomeçar. Vivemos dias em que existe uma pressão para sermos os primeiros, os melhores e os mais antenados em tudo. Você já teve a impressão de que só será aceito, amado e reconhecido se vencer, se tiver uma vida extraordinária, o melhor emprego, a melhor casa, o parceiro (a) mais cobiçado e o maior número de seguidores e likes nas redes sociais? Pois é, essa cobrança tem criado uma neurose coletiva que coloca muita gente em “parafuso”, que acaba exagerando na autocobrança e na autocrítica. Resultado: vive-se numa correria desenfreada e ao invés de caminhar saboreando a vida e a própria existência, corremos loucamente, sabe-se lá para onde...

 

Concordo e defendo que é importante estar sempre buscando crescer, seguindo em frente por melhores condições em todos os setores da vida. Mas em alguns momentos é fundamental dar um basta, rever valores, prioridades e, se for preciso, dar um ou mais passos para atrás, refazer o caminho e direcionar a atenção ao que está sendo desprezado. Na ânsia de querer sempre mais podemos “errar a mão” e deixar passar despercebidos pontos importantes que lá na frente vão fazer falta em nossa estrutura emocional. Há momentos em que precisamos ter a humildade de “descer do salto”. E isso não significa se rebaixar, mas sim perceber se estamos agindo de acordo com nossas raízes, com a própria essência e valores.

 

Dar um passo para trás é deixar de querer ter razão em tudo, é parar com a necessidade neurótica de querer que o outro mude ou se transforme naquilo que idealizamos. Dar um passo atrás também significa enxergar as próprias vulnerabilidades sem se vitimizar, mas sim com uma perspectiva de ter mais bom senso sobre os próprios erros e fraquezas. Não é sinal de fracasso voltar atrás. Pelo contrário: é uma estratégia eficaz que muita gente tem ignorado por orgulho, por medo da opinião dos outros ou por uma teimosia injustificada.

 

Diante de todas essas reflexões fica a pergunta: em que área da sua vida você está precisando dar um passo atrás? Em que assunto ou em que demanda faria grande diferença se você desse um passo atrás e revisse suas atitudes para começar de novo?  Ao dar um passo atrás de forma consciente você se torna maior e consegue o impulso suficiente para aí sim seguir adiante, refeito, mais forte e seguro do seu papel do mundo.

Não espere uma tragédia, um problema gigantesco ou uma “rasteira da vida” para dar uma pausa, respirar, ressignificar e só depois retomar o caminho. Tome essa decisão hoje, agora e de forma consciente e assertiva e os resultados serão ainda melhores. FORÇA SEMPRE!

 

Fabiano Latham – Life Coach 

Bem-Estar Físico & Emocional

www.fabianolatham.com

 

Veja vídeos com dicas: www.youtube.com/fabianolathamcoach

Please reload

9 LIÇÕES DE 
MOTIVAÇÃO

EU QUERO! 

Posts recentes
Please reload

Inscreva-se na LISTA VIP