Você sabe ouvir NÃO sem se frustrar?

October 31, 2017

 

Se saber dizer NÃO é complicado para muita gente, ouvir um NÃO também é um grande desafio. E ouvir NÃO sem se frustrar é um exercício ainda mais grandioso.

Acontece que muitos de nós não fomos treinados nem para a primeira nem para a segunda situação. Resultado: temos dificuldade em expressar o NÃO e também ouvi-lo e aceitá-lo na mesma medida. Sem essas duas habilidades nos obrigamos a fazer aquilo que não queremos, perdemos oportunidades, desperdiçamos tempo e facilmente flertamos com a frustração paralisante diante de coisas simples da vida.

 

Ouvir NÃO sem se frustrar é ter capacidade de entender o outro, além de compreender que nem tudo é exatamente do jeito que queremos, no tempo em que queremos. Por mais que você pense positivo e faça sua parte vai ouvir muitos NÃOS. Estar certo, seguro e com as melhores intenções do que se quer não garante que você ouvirá SIM. Mas repare: às vezes agimos como crianças mimadas querendo que todos nossos desejos sejam atendidos imediatamente. E quando recebemos um sonoro NÃO... Ah, aí ficamos muito desapontados ou até nos achamos vítimas ou injustiçados.

 

Esperamos aprovação social, amor incondicional e aceitação irrestrita aos nossos pensamentos e comportamentos. Mas o fato é que a tendência é de ouvirmos mais NÃOs  do que SIMs. Por isso é tão importante ter uma estrutura emocional sólida, baseada em valores e alicerçada na autoestima. Só assim conseguimos entender que a vida não se encerra ao ouvirmos um NÃO. Pode ocorrer justamente o contrário: quem sabe verdadeiramente ouvir um NÃO, e tem a humildade de entender o recado que a vida está dando nas entrelinhas, pode avançar em outras direções ou mesmo se preparar melhor para ouvir o SIM.

 

Chega um dia em que aprendermos (às vezes a duras penas) que é preciso parar de se frustrar à toa e de fazer quer tempestade em copo d’água por se deparar com as negativas que recebemos. Preste atenção: o que o NÃO que você está recebendo hoje da vida quer realmente te dizer? Pode estar aí a grande pista para o próximo SIM.

Força sempre!

 

SAIBA MAIS 

www.fabianolatham.com

www.facebook.com/fabianolathamcoach

www.youtube.com/fabianolathamcoach

 

 

Please reload

9 LIÇÕES DE 
MOTIVAÇÃO

EU QUERO! 

Posts recentes
Please reload

Inscreva-se na LISTA VIP