NÃO FUJA DOS PROBLEMAS: RESOLVA-OS JÁ!

November 6, 2017

5 dicas para lidar com situações difíceis

 

Problemas: você pode fugir deles, mas saiba que eles vão persegui-los em sua consciência. Por isso é melhor enfrentá-los, resolvê-los, achar alternativas e, no mínimo, amenizá-los para seguir em frente livre de culpas e amarras.

Acontece que, por não ter coragem ou uma estrutura emocional forte o suficiente, muitas vezes optamos por fugir, empurrar para debaixo do tapete, fingir que nada aconteceu e tentar esquecer. Isso pode até funcionar momentaneamente, mas no fundo sabemos o quanto seria melhor ter resolvido e tirado esse fardo da nossa história. Nada mais reconfortante do que colocar a cabeça no travesseiro à noite e dormir em paz, com a consciência de que se fez o melhor possível.

Os problemas aparecem em nossas vidas basicamente por duas razões: na maioria das vezes os criamos (mesmo que seja difícil admitir isso) ou por nossas atitudes e escolhas os atraímos. Bom, essa é a interpretação pela via da autorresponsabilidade. Já o contrário é achar que os outros é nos causam problemas e que tudo seria tão bom perfeito se não fossem “os outros”.

Mas como profissional de Life Coaching, trabalho baseado na primeira opção, a da autorresponsabilidade, pois nessa sim temos maior nível de controle. Sendo assim, responda com sinceridade: você já perdeu oportunidades por não ter resolvido um problema? Já teve a sensação de que a vida emperrou justamente por ter demandas mal resolvidas ou acúmulo de muitas iniciativas e poucas acabativas? Existe algo bloqueado em sua vida esperando somente uma atitude sua, uma ação?

Se a resposta foi sim para algumas destas questões, tenho algumas dicas que podem ajudar você a lidar de forma diferente com os problemas:

 

1 – Identifique e reconheça

O primeiro passo para resolver de verdade um problema é identificá-lo claramente e reconhecer sua existência. Negar uma situação ou fingir que ela é menor do que na verdade é só contribui para mantê-la.

 

2 -Tire a emoção, encare o fato

Outra dica é enxergar somente o problema, de forma racional, sem as emoções que o envolvem. Ao tirar “o peso” conseguimos encontrar soluções mais facilmente. Não faça tempestade em copo d’água.

 

3 – Divida o problema em partes

Uma boa alternativa para solucionar um problema é dividi-lo em partes e dar o primeiro passo. Separe-o pelo menos em três partes e foque na primeira ação para dar início à solução. Nem sempre resolvemos tudo logo de cara, mas começar a agir é fundamental para se chegar a um desfecho.

 

4 – Simplifique

Não resolvemos muitos problemas porque o transformamos em um verdadeiro “monstro”. Simplifique ao máximo e seja assertivo. Tome o hábito de ir direito ao ponto e não deixar para depois. Quanto mais simplicidade você usar, mais facilmente resolve a situação.

 

5 – Perdoe a si e aos outros

Para resolver uma situação difícil, independentemente de quem a causou, é preciso primeiro perdoar. Não importa se houve um erro e quem errou. Seja maior que o ocorrido, respire fundo e vá em frente! Livre de mágoas e autopunição fica mais fácil solucionar tudo na vida.

 

Fabiano Latham – Life Coach

Bem-Estar Físico & Mental

www.fabianolatham.com

 

 

Please reload

9 LIÇÕES DE 
MOTIVAÇÃO

EU QUERO! 

Posts recentes
Please reload

Inscreva-se na LISTA VIP