Para ganhar de verdade, primeiro é preciso aprender a perder

June 17, 2018

 

 

É fato: se você quer ganhar algo, de verdade, primeiro precisará aprender a perder.

O novo só chega quando o velho vai embora. Quem só quer ganhar o tempo todo está desperdiçando a chance de que cada conquista seja realmente sólida e significativa.

 

Precisamos urgentemente aprender a perder manias, pensamentos e apegos a pessoas, objetos e comportamentos que não trazem benefícios há muito tempo.

Muitas vezes não percebemos, mas queremos crescer nos relacionamentos e na carreira, mas não estamos dispostos a abandonar velhos hábitos e padrões ultrapassados. Cada vez mais estou convencido de que para ganhar é preciso perder. “Cortar na pele” e “dar a cara à tapa” de vez em quando são ações necessárias se quisermos evoluir.

 

Em vários momentos da minha vida me propus a esse desafio, mas em 2015 fui mais a fundo quando resolvi me mudar do Brasil para os EUA. Não foi uma decisão fácil, mas senti que precisava dar um chacoalhão à minha própria rotina para conseguir ampliar meu repertório e ter diferentes experiências. Aluguei meu apartamento, vendi o carro, finalizei consultorias de coaching, doei roupas e móveis, vendi livros para um sebo e doei outros tantos para bibliotecas públicas, empacotei o necessário em duas malas e parti.

 

Não foi nada fácil deixar família, um batalhão de amigos e uma rede de networking construída com muito trabalho e dedicação. Mas disso tudo só tenho extraído aprendizado.

Perdi muita coisa, deixei para trás comodidades, familiaridades e sensação de conforto e segurança emocional em busca de algo maior, que pudesse me dar a certeza de que estaria explorando ainda mais minhas potencialidades.

 

Decidir mergulhar nessa jornada, me transformar num "estrangeiro", num imigrante num país que é ao mesmo tempo amado e odiado, tem sido um curso intensivo de revisão de valores, quebra de paradigmas e adoção novas perspectivas. Se perdi? Muito, com certeza. Se estou ganhando? Mais do que poderia imaginar mesmo nos meus sonhos mais ambiciosos.

 

E definitivamente constatei: para ganhar é preciso perder. Não importa o quê, não importa onde e como, mas sim importa fechar ciclos, desistir de pessoas e situações e logo depois se abrir para o novo, o desconhecido, para o que pode ser mais grandioso. É assim que você terá boas histórias para contar às novas gerações. E você, o que está disposto a perder?

 

FORÇA SEMPRE!

 

Fabiano Latham 

Life coach e autor de "Agora Vai" (FHouse) 

www.fabianolatham.com

Please reload

9 LIÇÕES DE 
MOTIVAÇÃO

EU QUERO! 

Posts recentes
Please reload

Inscreva-se na LISTA VIP