7 ações em 90 dias sem redes sociais

January 1, 2019

 

Foram exatamente 90 dias. Tomei a decisão de ficar longe das redes sociais por vários motivos, mas os principais foram testar como é ficar desconectado e dar um descanso para a minha mente, já tão cheia de informação. Escolhi o Facebook e o Instagram porque era neles que eu perdia um bom tempo postando, vendo vídeos e lendo os comentários mais esdrúxulos possíveis. É claro que tem muita coisa boa, muito conteúdo que agrega e ensina e não sou contra nem abomino redes sociais. Pelo contrário, é por ela que me comunico com as pessoas e realizo meus projetos. No entanto, ficar afastado me ensinou a filtrar mais o que realmente quero que passe pelos meus olhos e entre para o meu repertório.

Nos primeiros dias foi estranho: estava faltando algo, estava esquisito. Pesquisas afirmam que o vício em redes sociais é parecido com o vício em drogas: a obsessão em ficar conectado visita circuitos neurais similares aos da mente de um dependente químico. Guardadas as proporções, faz todo sentido. A gente promete que vão ser só 5 minutos, mas quando vê já se passaram 10, 20, 30, 1 hora ou mais, no que era para ser uma simples “olhadinha no celular”.

A experiência desse tempo de abstinência foi incrível. Por isso resolvi gravar um vídeo sobre o assunto (clique aqui para assistir) e também compartilhar aqui os principais insights. Se você resolver fazer o mesmo, me conte o resultado!

 

1 – Limpar o computador e o celular

Sobrou tempo para apagar arquivos, abrir novas pastas e organizar diferentes tipos de documentos. Deletar o que não tem uso é fundamental para liberar espaço físico e também faz bem à mente.

 

2 – Terminar a leitura de livros

Gosto de ler diferentes gêneros de livros ao mesmo tempo. Sem redes sociais, consegui terminar a leitura de 3 livros: “A Mulher na Janela” (suspense); “Uma Vida Sem Limites (história de superação) e “A Arte da Serenidade” (autoajuda).

 

3 – Dormir mais cedo

Sem ficar vendo fotos e vídeos no Facebook e Instagram  é possível dormir mais cedo. Sempre gostei de ler antes de dormir, mas geralmente gastava tempo nas redes sociais. Uma dica é trocar a navegação por uma leitura agradável.

 

4 – Assistir a vídeos mais produtivos

Adotei o hábito de assistir palestras do TED e vídeos dos meus canais preferidos, principalmente entrevistas e resenhas de livros.

 

5 – Prestar mais atenção ao redor

Os olhos grudados no celular nos priva de aproveitar melhor os relacionamentos e os acontecimentos à nossa volta. Sem Facebook e Instagram voltei a prestar mais atenção ao ambiente e, principalmente, à natureza. Faça o teste!

 

6 – Aprender uma nova língua

Esse foi um dos maiores ganhos nestes 3 meses sem redes sociais. Com tempo a mais, investi no aperfeiçoamento do inglês, aprendi novas expressões, assisti a vídeos e ouvi podcasts que me ajudaram a melhorar a audição e pronúncia.

 

7 – Desintoxicar a mente

O principal resultado foi desintoxicar a mente, deixando o cérebro com um pouco menos de informação para processar. As redes sociais são fonte fácil para julgarmos, compararmos, opinarmos e daí por diante. Ao reduzir ou cortar o acesso, usamos nossa atenção para outras áreas da vida. Minha experiência me mostrou que ficar sem redes sociais ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Vale a pena, experimente!

 

 

Please reload

9 LIÇÕES DE 
MOTIVAÇÃO

EU QUERO! 

Posts recentes
Please reload

Inscreva-se na LISTA VIP