Bom senso não custa nada e cabe em todo lugar

August 6, 2019

Um dos piores comportamentos que ocorrem na convivência social é a falta de bom senso. Não tem nada pior do que se relacionar eventual ou temporariamente com pessoas que passam longe do bom senso. A pessoa desprovida de bom senso é aquela que não se toca que tudo tem limites e por isso usa e abusa da boa vontade dos outros. Quem não tem bom senso incomoda, passa do horário, insiste, pede demais, reclama mais ainda e “se faz de bobo” para ser servido a seu bel prazer e tirar proveito de tudo e todos.

 

Em geral, o “sem noção” não é uma pessoa ruim. No entanto, seu comportamento desmedido e abusado deixa todos a seu redor incomodados e sempre com “um pé atrás”. É uma pena, pois mesmo pessoas com muitas qualidades acabam sendo malvistas justamente porque não usam o bom senso para se relacionar.

 

Os “portadores de falta de bom senso” estão espalhados em todo lugar: na família, no trabalho, no trânsito e inclusive em festas e eventos sociais. Muitas vezes, a pessoa até percebe que está ultrapassando a linha do respeito, mas finge que está tudo bem ou usa um humor sem graça para continuar a impor suas regras, sua visão e seu modo de ser.

Não é fácil lidar com quem não tem ou deixa o “desconfiômetro” em casa. Mas é preciso aprender a adotar algumas alternativas para não se estressar ou ser abusado em sua boa vontade.

 

Uma dica é ser assertivo com o “sem noção”, falando claramente o que você quer fazer para evitar que ele fique no controle da situação. Se perceber que seu interlocutor está “folgando”, não pense duas vezes em falar não, em manter sua posição e repetir quantas vezes forem necessárias para que ele entenda de uma vez por todas que seu abuso não tem vez. Pessoas assim tem audição seletiva, por isso é importante ser firme até que elas ouçam.

 

Falando desse jeito parece ser fácil, mas na prática é um superexercício, eu sei. Porém, vale a pena começar a prestar atenção e não deixar que sua energia seja sugada pelos “sem noção” que aparecem em seu caminho. Quanto mais você cede aos abusos do “sem noção”, mais ele toma o controle e tira vantagem em cima de você. E no final, ainda dá risada pois se sente muito inteligente, com razão e mais autoconfiante em sua esperteza.

 

Se a pessoa que se comporta assim é alguém com quem você tem de conviver todos os dias, por razão do trabalho ou vínculo familiar, vá mostrando aos poucos que quem está no controle da sua vida é você. Pode acontecer de o “sem noção” estranhar no começo, criticá-lo e até se afastar. Mas não ceder é fundamental para impor limites e estabelecer uma ligação mais saudável. Em pouco tempo, ou ele o respeita mais ou desaparece em busca de outra vítima que caia em suas armadilhas. Não vale a pena se estressar com quem se comporta assim. Cabe a você gerenciar suas emoções e não dar tanta “moral” para os “sem noção". Tenha você o bom senso de filtrar melhor suas relações. Pense nisso!  

 

 

Please reload

9 LIÇÕES DE 
MOTIVAÇÃO

EU QUERO! 

Posts recentes
Please reload

Inscreva-se na LISTA VIP